ISBE webinar: Mensurar para mudar

ISBE webinar: Mensurar para mudar

Uma das maiores lacunas para a redução do desperdício de alimentos é a
compreensão do seu descarte ao longo da cadeia de suprimentos. O ISBE traz no dia 04 de novembro para o público brasileiro os modelos suecos de quantificação que guiam o projeto Atlas do Não Desperdício Brasileiro.

WORKSHOP 04.11.2021

Programa:

Dia 04:

9h00 – 9h15 Abertura – Embaixada/ ISBE/ All4Food
9h15 – 9h45 O modelo sueco de mensuração de resíduos pós-consumo – IVL e convidados – Parte 1/ Part 1
10h05 – 10h25 Finalização da discussão do workshop – IVL e Clube de Economia Circular do ISBE
11h00 – 11h30 Um modelo para os dados brasileiros – UFPB/Laser e Saveadd – Parte 3/ Part. 3

9h00 – 9h15 Abertura – Embaixada/ ISBE/ All4Food
Abertura oficial – Sobre as semanas de inovação – Alguém da Embaixada da Suécia no Brasil O ISBE – Boas- vindas da presidente Kelly Dalben – Vídeo (Clube).
O Clube da Economia circular – proposta do Atlas e do panorama de Resíduos Sólidos pela metodologia sueco-brasileira – Fausto Makishi – All4Food

Kelly Dalben fundadora e presidente do ISBE – Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável, Gerente de Engajamento para projetos internacionais no CAIS (Centro de Ação Integrada em Sustentabilidade), mestranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), investiga o tema da significação cultural da abundância no Brasil, dentro do grupo de trabalho Mnemon: comunicação, memória e consumo.

Fausto Makishi possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Engenharia de Alimentos (2012) com ênfase em transferência de tecnologia, aproveitamento de resíduos e geração de renda pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia de Alimentos pela mesma instituição com foco em estratégia e desenvolvimento sustentável. É professor no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do curso de mestrado Associado UFMG/Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Tecnologia e Humanidades – NIPTECH/UFMG. É coordenador adjunto da rede All 4 Food. Tem experiência nas áreas de estratégia, geração de renda, segurança alimentar (food security) e políticas públicas.

9h15 – 9h45 O modelo sueco de mensuração de resíduos pós-consumo – IVL e
convidados – Parte 1

Mattias Eriksson é professor associado da Swedish University of Agricultural Science – SLU, onde realiza pesquisas e ensina sistemas alimentares sustentáveis com foco na redução do desperdício de alimentos. Mattias recebeu um PhD em tecnologia em 2015 por sua tese intitulada “Resíduos de alimentos em supermercados – prevenção e gestão com foco na redução de resíduos para redução da pegada de carbono”. O foco de sua pesquisa tem sido o desperdício de alimentos nos setores de varejo e
hotelaria, e como uma redução desse desperdício poderia levar a um sistema alimentar mais sustentável. Nessa posição, ele também ensina avaliação do ciclo de vida e quantificação de resíduos alimentares para alunos de graduação, supervisiona alunos de mestrado e doutorado e atua como diretor de estudos.

Louise Sörme trabalha na Statistics Sweden como consultora sênior. Ela trabalha com estatísticas de resíduos há mais de dez anos. Resíduos de alimentos, resíduos industriais e resíduos domésticos são algumas das áreas em que Louise se concentrou. Louise é PhD em Ciências Ambientais pela Linkoping University,
Suécia.

Aditi Bhasin: ela tem trabalhado com diferentes tipos de fluxos de resíduos e, nos últimos anos, focada na valorização e redução de resíduos alimentares. Ela tem experiência de trabalho em muitos países diferentes com projetos de gestão de resíduos e, portanto, tem um bom conhecimento de culturas e condições.

Especialistas da Suécia apresentarão o sistema de estatísticas da Suécia para coleta de dados e análise de fluxos de resíduos alimentares. Eles também esclarecerão as metas nacionais da Suécia para a redução do desperdício de alimentos e como essas metas são medidas e acompanhadas.

O workshop terá como foco os setores de serviços alimentícios, varejo e indústria alimentícia. Outros setores como consumidor final serão brevemente comentados.

9h45 – 10h05 Fika – Intervalo

Discussão na oficina para os membros do clube e convidados especiais – IVL e
Clube da Economia Circular do ISBE

Discussão com o grupo do Clube da Economia Circular nas salas específicas

10h05 – 10h25 Finalização da discussão do workshop – IVL e Clube de Economia
Circular do ISBE

Conclusão do workshop
10h30 – 11h00 Dados e estudos atualizados sobre PDA – FAO – Parte 2

Francisco Ugayama é sócio-fundador da startup Evolve Ambiental, atuando como diretor de projetos, tecnologias e aplicações em processos de reaproveitamento e agregação de valor em resíduos orgânicos, atua como consultor da FAO em Economia Circular. Com mais de 20 anos de experiência, possui uma visão multidisciplinar sobre gestão de resíduos sólidos, processos de certificação orgânica de atividades produtivas do setor Agro, desenvolvimento de produtos de valor
agregado a partir de subprodutos do processamento de alimentos, especialmente do segmento da Pesca e Aquicultura e especializado em projetos circulares da cadeia alimentícia. Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP.

Franciso irá apresentar os últimos número da FAO sobre PDA, assim como os resultados do seu último estudo em varejo.

Parte 3
Alisson Brito SHORT BIO
Salvador Iglesias: Começou sua vida de empreendedor começou na Itália, durante a Expo Milano 2015, onde apresentou o conceito focado em doações. Desde então, busca através da tecnologia meios para o combate do desperdício de alimentos, gerando valor para todos os envolvidos.

Alisson e Salvador irão apresentar a parte de T.I referente ao Atlas do (Não) Desperdício Brasileiro do ISBE.

11h30 – 12h00 – Encerramento do dia
ISBE + WRAP/ UNEP

The event is finished.

Data

quinta-feira 04 nov 2021
Evento passado

Horário

09:00 - 12:00
Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável

Organizador

Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável
Fone
+55 41 99994 2292
E-mail
[email protected]