Inovação na gestão inteligente de resíduos

Uma outra área prioritária das Semanas de Inovação é a bioeconomia relacionada à mobilidade. A bioeconomia é um tópico importante e estratégico, que pode ser definido como a produção de recursos biológicos renováveis e a conversão desses recursos e fluxos de resíduos em produtos de valor agregado. Exemplos são biocombustíveis, bioenergia, e produtos biológicos. Os setores e as indústrias que trabalham com bioeconomia têm forte potencial de inovação devido ao uso de uma ampla gama de ciências, tecnologias habilitadoras e industriais, e também conhecimento local e tácito.

Um exemplo são biocombustíveis avançados. A Suécia comprometeu-se a reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) para zero até 2045. Além disso, o setor de transporte sueco reduzirá as emissões em 70% até 2030 em relação a 2010. Apesar desses objetivos difíceis, a economia sueca cresceu 10%, enquanto as emissões de GEE foram reduzidas em 10% entre 2010-2016. O modelo de tripla hélice em que o governo, a indústria e a academia colaboraram tem sido e continuará a ser um fator de sucesso na consecução dos objetivos estabelecidos. O Brasil começou a produzir biocombustíveis avançados em 2014, e com sua produção de etanol tem sido um precursor em relação à primeira geração de biocombustíveis avançados. Além disso, o Brasil está trabalhando em uma política nacional (Renovabio) com o objetivo de atingir o objetivo de redução de GEE em 43% até 2030 (em comparação com os níveis de 2005). Isso pode contribui ainda mais para investimentos em bioeconomia e mobilidade

Tanto a Suécia quanto o Brasil possuem uma produção de biomassa bem estabelecida com grande relevância na matriz energética, o que pode apoiar o desenvolvimento de biocombustíveis avançados. No entanto, os biocombustíveis avançados como o biogás produzido a partir do esgoto são apenas uma área no maior escopo da bioeconomia, onde o Brasil e a Suécia identificaram sinergias.

Credits: Cecilia Larsson Lantz/Imagebank.sweden.se

Bioeconomia, bioenergia e recursos biológicos renováveis nas Semanas de Inovação Suécia-Brasil

As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são uma atividade anual organizada pelo Team Sweden Brazil e coordenada pela Embaixada da Suécia em Brasília. Bioeconomia é uma das áreas prioritárias, que tem no evento uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.

Confira aqui a lista de eventos relacionados ao tema que, este ano, serão online e gratuitos. As Semanas de Inovação Suécia-Brasil proporcionam uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países.