Academia e indústria colaborando em saúde
A Suécia e o Brasil também compartilham um forte compromisso em ciências da saúde. Universidades, como a USP, e institutos de pesquisa, como o Instituto Karolinska da Suécia e a Fiocruz do Brasil possuem uma longa história de cooperação em pesquisa em ciências da vida, área que compreende as disciplinas científicas que envolvem o estudo dos organismos vivos, como as plantas, animais e seres humanos, e questões relacionadas, como a bioética. Embora a biologia seja o tópico fundamental das ciências da vida, os avanços tecnológicos na biologia molecular e na biotecnologia, bem como a inovação aberta, têm proporcionado uma série de especializações e novos campos interdisciplinares. No caso sueco-brasileiro, o foco é a inovação com a participação de indústrias, institutos de pesquisa e universidades dos dois países em áreas distintas como e-saúde, telemedicina, inteligência artificial, prevenção da obesidade pediátrica e doenças tropicais.
Ciências da Vida nas Semanas de Inovação Suécia-Brasil
As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são uma atividade anual organizada pelo Team Sweden Brazil e coordenada pela Embaixada da Suécia em Brasília. Ciências da Vida é uma das áreas prioritárias, que tem no evento uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.
Confira aqui a lista de eventos relacionados ao tema que, além de online e gratuitos, serão abertos ao público. As Semanas de Inovação Suécia-Brasil proporcionam uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países.