Inovação na indústria da aviação
A aeronáutica é uma área de tecnologia altamente estratégica tanto para o Brasil quanto para a Suécia. A Suécia, apesar de ser um país pequeno, é muito bem-sucedida como fabricante de aeronaves de defesa e fornecedor de peças para aeronaves civis. O Brasil através da Embraer é um dos quatro principais fabricantes de aeronaves civis do mundo. A indústria da aviação com o uso de tecnologias avançadas tem influências consideráveis também em outros setores, envolvendo a indústria automobilística, a indústria da comunicação, e o desenvolvimento de compósitos de notícias entre alguns. Isso significa que a indústria aeronáutica é um ator muito importante no sistema nacional de inovação.
O denominador comum entre a Suécia e o Brasil é a assinatura do contrato dos caças Gripen NG. Esse contrato entre o Brasil e a SAAB na compra de 36 aviões de caça é diferente no sentido de que ambos vão desenvolver o plano juntos. O primeiro lote de aviões militares será produzido na Suécia, e o segundo será produzido no Brasil. O acordo Gripen trata-se de co-criação e compartilhamento de conhecimento em volta do novo caça brasileiro. A ambição, tanto no Brasil como na Suécia, é ampliar e desenvolver a competência para a próxima geração de aeronaves. Ao construir essa relação, existe uma oportunidade única de longo prazo, para desenvolver essas capacidades em colaboração.
Aeronáutica nas Semanas de Inovação Suécia-Brasil
As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são uma atividade anual organizada pelo Team Sweden Brazil e coordenada pela Embaixada da Suécia em Brasília. Aeronáutica é uma das áreas prioritárias, que tem no evento uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.
Confira aqui a lista de eventos relacionados ao tema que, este ano, serão online e gratuito. As Semanas de Inovação Suécia-Brasil proporcionam uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países.