Credits: Per Pixel Petersson/imagebank.sweden.se

Conhecida por vender móveis de design a preços competitivos, a IKEA quer convencer clientes a darem uma segunda vida aos seus itens de casa, revendendo-os à loja por até 50% do preço original. o consumo responsável

Em vez de estimular o consumo exagerado dos clientes, a empresa sueca de móveis Ikea lançou uma campanha diferente para a campanha de Black Friday deste ano. A varejista avisou que, para evitar o descarte desnecessário e incorreto de móveis, irá “recomprar” itens que seriam jogados fora. Para isso pagará até 50% do preço original. O comunicado informa que os clientes que venderem os móveis “velhos” receberão um cartão de reembolso fornecido pela Ikea sem prazo de validade. A medida tem por objetivo estimular o consumo responsável.

O estado dos itens vendidos de volta à Ikea determinará seu valor. Móveis em estado “novo” e sem riscos podem valer até 50% do preço original. Peças consideradas “muito boas”, com apenas pequenos riscos podem ser revendidas a 40% do valor inicial. Já itens com pequenas avarias podem valer até 30%.

A empresa comunicou que os itens que não puderem ser revendidos serão reciclados ou doados para projetos na comunidade local. Nem todos os móveis serão incluídos no plano.

A empresa realizará a recompra dos móveis usados em 26 países em que mantém operação. Embora não possua lojas no Brasil, a Ikea produz algumas de suas peças no país. Elas também passarão pelo processo de recompra.