Em 18 de dezembro de 2013, o Brasil anunciou o Gripen NG como seu caça da próxima geração. O contrato, assinado em 27 de outubro de 2014, entre a Saab e a Força Aérea Brasileira inclui o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen NG, bem como cooperação industrial e transferência substancial de tecnologia da Suécia para o Brasil durante um período de dez anos.
Desde que o negócio foi anunciado, a Embraer tem desempenhado um papel de liderança e atuado como parceiro estratégico no programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da Força Aérea Brasileira – o programa F-X2. Como parte do plano de transferência de tecnologia, a indústria brasileira tem atuado ativamente no desenvolvimento do modelo biposto para o Gripen NG. No final do programa, o caça desenvolvido em estreita cooperação entre suecos e brasileiros terá sua montagem transferida gradualmente para o Brasil.
A cooperação no Gripen estabeleceu uma nova relação de longo prazo entre Suécia e Brasil, uma parceria que tem funcionado como um catalisador para outras iniciativas bilaterais e tem tido desdobramentos positivos em outras áreas de cooperação, além da aeronáutica, como, por exemplo, mineração, produção de biomassa, energia, infraestrutura, transporte e tecnologias limpas. O projeto também tem funcionado como uma plataforma sólida para iniciar joint ventures na América do Sul no setor de defesa, mas também em outras áreas.
1 thoughts on “Gripen NG: parceria sueca-brasileira em Pesquisa, Inovação e Alta Tecnologia”
Comments are closed.