Desde 1945, o Governo Sueco possui um instrumento diplomático para melhorar a cooperação internacional na área de Ciência, Inovação e Ensino Superior: são os Escritórios de Ciência e Inovação (OSI, na sigla em inglês). Presentes em seis países estratégicos – Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão – cada OSI tem como objetivo ajudar a aumentar a cooperação entre seus dois países de trabalho e servir como ponto de contato para facilitar a comunicação entre empresas, estudantes e pesquisadores.

Financiados por diferentes ministérios suecos como de Empresas e Inovação, do Meio Ambiente e Energia, e de Educação, os Escritórios de Ciência e Inovação têm como função identificar a demanda por financiamento e colaborações dentro projetos que promovam inovação; identificar parceiros adequados, atores chave e ambientes estrategicamente importantes, facilitar colaborações e atuar como matchmakers. Além disso, eles atuam como representantes de órgãos públicos em trabalhos relacionados a Memorando de Entendimento e acordos bilaterais.

Presente no Brasil desde 2011, o Escritório de Ciência e Inovação é responsável por acompanhar a cooperação entre os dois países. Em 2015, o OSI acompanhou o início do Grupo de Alto Nível (HLG, na sigla em inglês) sobre Aeronáutica e em 2016 ficou encarregado por ajudar a conduzir os trabalhos do Grupo Diretor de Inovação por Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Industrial Inovadora (SGI, na sigla em inglês, GTATI na sigla em português). Para fortalecer o SGI, o Escritório realiza eventos nas áreas de bioeconomia e saúde além de participar de reuniões com parceiros brasileiros chave como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outros. A agenda bilateral do SGI baseia-se em áreas onde Suécia e Brasil identificam necessidades de desenvolvimento e cooperação, como Bioeconomia, Ciências da Vida, Saúde, Tecnologia de Informação e Comunicação para Cidades Inteligentes, Mineração, Transportes, Startups e Parques Científicos.

Um dos importantes passos para facilitar a cooperação foi a criação em 2019 do Grupo de Trabalho dos Financiadores Suécia-Brasil. Graças a ele, a VINNOVA – Agência Sueca de Inovação, também representando o Formas (Conselho Sueco de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável) e o VR (Conselho Sueco de Pesquisa), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Embrapii, Finep, SENAI, Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) se reúnem a cada três meses para promover trocas de conhecimentos e preparar o lançamento de diversos editais nas áreas de cooperação em inovação nos próximos anos.